Conheça nossos serviços!

Gripe Japonesa

Estava em São Paulo na última semana de julho, para as aulas de pós graduação.
Aproveitei que uma amiga querida apresentaria sua qualificação de mestrado na USP, com o tema: “Caixas de brinquedos e brincadeiras: elementos de ressignificação da prática pedagógica em contexto” e resolvi prestigiá-la. Oha só o que me acontece no trajeto:
Acordo às 7hs (aliás, o despertador tocou às 7hs).
Bom, vamos lá:
Acordo às 7hs, troco de roupa, assalto a geladeira do meu irmão (quando venho à pós costumo ficar na casa dele).
Olho na janela, muita chuva e frio, estou doente e cheia de bagagem, não vai dar para ir de ônibus e metrô, então, chamo um taxi.
Chega um senhor japonês, grisalho, aparentando mais de sessenta anos, usando um aparelho auditivo.
Sorridente, me vê cheia de malas e me ajuda a guardá-las no carro.
Começamos nosso trajeto, trânsito engarrafado e taxímetro rodando, quando pergunto:
- São dez quilômetros de distância né?
- Não sei. – Responde o japonês, rindo.
- Pelo que vi no Google map, são dez sim.
- Viu na internet?
- Sim. – Respondi.
- Não sei usa computador então nem comprei.
- E GPS?
- GPS fala tudo errado, moro no Jaraguá e o GPS me faz dar muitas voltas para chegar lá.
Silêncio...
Curiosa em saber se ele veio do Japão (por que teimo que todos japonês vem do Japão?), pergunto:
- O senhor nasceu em São Paulo?
- Não, sou de Pedregulho. Cidade do Quércia. Conhece o Quércia?
- Não pessoalmente. – Respondo.
- Os pais dele moram em Pedregulho. Tinham um sítio pequeno e agora eles têm uma fazenda cheia de gado.
- E o senhor, tem fazenda lá em Pedregulho?
- Eu não (risos). Tenho um parente que planta café.
- Café dá dinheiro né?
- Depende. Acho que não. Choveu “granito” ontem. Pedra desse tamanho (fez uma bola com a mão).
- Mas é só uma fase ruim, logo o tempo irá melhorar!
- Vai sim.
Silêncio...
Entramos na USP, erramos o caminho, taxímetro rodando, pedimos informações e enfim chegamos ao nosso destino.
Ao descer do carro, aquele simpático senhor japonês (que não nasceu no Japão), abre o porta luvas, pega umas balinhas e diz:
- Balas de gripe japonesa.
- O que? Além da gripe suína existe a gripe japonesa? (pergunto rindo).
Ele ri e diz:
- Essa é da boa. Você vai sarar.
Nos despedimos e aqui estou eu, chupando essa bala ardidíssima enquanto escrevo! Na esperança de sarar logo dessa gripe e de ter uma voz menos rouca e máscula e claro, agradecendo pelo carinho e a simpatia do taxista japonês que veio de Pedregulho.
Alias, já repararam que os taxistas de São Paulo não são naturais de São Paulo?

3 comentários:

Adriano Dirribeira disse...

Gostei muito do texto e da forma como vc escreve.. :)
A bala resolveu o problema? (voz menos máscula foi ótimo.. rs)
Bjos

Cavaleiro dos Dragões disse...

Dando liberdade as palavras do coração
isso é ótimo!
beijos

Lu Nagashima disse...

Ai, Mel, ri muito com o "bala de grie japonesa"!!!! Hahahaha!!! Como sou descendente, entendi o que o cara disse!!! Depois te explico. Bobagem, mas ri muito!!! Adorei!!!! Beijos!